Conheça a Dança que mexe com os ombros e a cabeça da garotada do Norte do país e é a nova onda de um estado que não para de lançar moda.
Parece inesgotável a fonte do Pará.
E, desde a última década, o país, enfim, vem prestando mais atenção ao que transborda de seus talentos, seja pelo importante papel de difusão de pensadores como o antrópologo Hermano Vianna e o igualmente inquieto dvogado Ronaldo Lemos ( autor, em parceria com Oona Castro, de "Tecnobrega - O Pará reiventando o négocio da múscia"). Há anos nas estradas paraenses, só agora o Sudeste começa a ouvir falar em Gaby Amarantos, Lia Sophia e Gang do Eletro, que estão aí quebrando a monotonia da MPB. A grande novidade dos útimos tempos da última semana de Belém, no antanto, atende pelo nome de treme.
Numa mistura de ritmos, mas sobretudo na batida do tecnomelody, a garotada de lá mexe e remexe o corpo numa cadência que , de tão frenética, deve fazer muita passista de escola de samba morrer de inveja. E o mais bacana é que o treme , assim como outros modismos locais, surgiu de forma espontânea, longe de qualquer estratégia mirabolante de marqueteiros e afins.
Isso é
tremendo
Reportagem feita pelo o Jornal o Globo
em 27 de Maio de 2012 reeditada por Alan Garantido em 13 de Junho de 2012.
A dança do treme, com jovens se sacudindo freneticamente ao som do já consagrado tecnomelody, sai do Pará e começa a conquistar o País
vejam ai o video!
com o Allanzinho os três estão entre os que mais se destacam
hoje nas festas de aparelhagem em Belém.
A Noite já ai longe quando o público que aguardava desde cedo em fila entrou na KM5, uma casa de shows na BR-316, em Belém, no Sábado passado. A noite no Pará começa tarde. E da manhã. É quando os Dj's, celebrigades do Pará fazem a entrada apoteótica na pista, com luzes, fogos de artifico e chuva de papelpicado. Até este ápice, a música ambiente na KM5 alternava entre forrpe e brega. Às 2h15m, com a entrada dos DJs Elison e Juninho - cuja aparelhagem de som, em formadto de águia, a trilha sonora passou a ser um só: o tecnomelody. Uma mistura de melodias simples com arranjos eletronicos vibrantes, espécie de subgênerode tecnobrega, que reina absoluto a 10 anos no Pará.
Enquanto o DJ Juninho subia na águia sltando fogos pelos sintetizadores, o DJ Elison tocou o primeiro tecnomelody da noite; " A nova onda", do cantor Malon Branco, prontamente recebida com êxtase pelo público. " Inventei uma dança muito louca: mexe a cabeça, o quadril e vai tremendo... Teme! Treme! Treme!, assim diz a letra.
E a massa de gente que já não rodopiava