Pages - Menu

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As origens do Brega


WANDERLEY ANDRADEEngana-se quem pensa que o brega se manteve sempre em audiência, nos anos 80 por exemplo, o termo brega significava uma música romântica mas BEM cafona, assim como os artistas que despontaram nessa época como Amado Batista, Wando e José Augusto.
Nessa época, o funk carioca surgiu e junto a outros ritmos populares como o axé- music, e artistas dito propriamente bregas como Ovelha e Naihm ascenderam novamente a música brega. No início dos anos 90, Reginaldo Rossi, dito 'Rei do Brega' com seu hit 'garçom', dentre outros, provocou uma revolução dentro do brega, assumindo a vertente 'brega chique' tanto que até artistas consagrados da MPB como Caetano Veloso regravaram sucessos do BREGA, mas foi nas regiões NORTE e NORDESTE, que o BREGA realmente ganhou forças e se consolidou como gênero musical, despontando diversos artistas como:
Lenne Bandeira, Banda Xeiro Verde, Fernando Belém, Kim Marques, Wanderley Andrade, Tony Brasil, Kelvis Duran dentre outros. Mesmo com pouco capital, uma localização geográfica infeliz e um suporte técnico fraco, esses artistas souberam marcar época, e estourar, mesmo sem o apoio da mídia nacional como vêm acontecendo até hoje.
Entre outros oriundos do brega também estão:
Wanderley Andrade, apelidado carinhosamente de 'Wandeco', um dos grandes representantes do brega, que brilhou muito em rede nacional.
Chamado de 'príncipe do calypso', Kelvis Duran é um legítimo representante do Brega Recifense.
Helen Patrícia (carinhosamente chamada de Paty), vocalista da Banda Xeiro Verde, surgida em 1994. Foi ela quem começou a propagar o ritmo com dançarinos, visual e estruturas interessantes.
A cidade de Belém do Pará, se tornou a principal referência do ritmo e estilo bregas, difundido outros ritmos a partir deste, como o 'BREGA CALYPSO', que é uma evolução do brega, o 'POP- LYPSO', e a atual evolução do som, o chamado 'TECNOBREGA', nascido e criado no Pará, que é o brega adicionado a batidas eletrônicas. Tais vertentes criaram artistas populares em todo o estado, que chamaram a atenção da mídia nacional, depois que a BANDA CALYPSO, se consolidou em todo o Brasil e muitos que antes não enxergavam, hoje curtem e dão atenção a fenômenos como : Gaby Amarantos, Bruno e Trio, Companhia do Calypso,Banda Lapada, Banda Kitara, Musa do calypso, Gang do Eletro, Banda Ravelly, Banda Kassikó, Banda Metade, Fruto Sensual, AR15 dentre outras. Citar todas as bandas e cantores q



ue fizeram do brega o sucesso que é, aqui, me levaria uma vida.
A maioria dos artistas do brega são independentes, populares, utilizam o boca - boca, os shows e a internet para a divulgação, além de serem aliados constantes da pirataria, para propagarem seus trabalhos.
Os figurinos arrojados, o ballet sempre sincronizado, além de encenações e grandes estruturas contando com telões, faíscas, e uma super produção, tornam os shows, muitas vezes dvds promocionais, sendo que cada apresentação não é um 'simples show', e sim um grande espetáculo.
AUTORIA: PATY FARIA